333 70 55      

Santo Antão: Novos facilitadores GERME receberam formação na cidade da Ponta do Sol

O Programa de Apoio ao Emprego, Empregabilidade e Inserção em Cabo Verde conta com 20 novos facilitadores GERME saídos de uma formação que terminou esta quarta-feira, 21, na cidade da Ponta do Sol.

Esta ação de formação teve a duração de 15 dias e é parte integrante deste programa que tem a duração de três anos, iniciado em setembro de 2017, e conta com financiamento da Grão Ducado do Luxemburgo e é executado conjuntamente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O Governo de Cabo Verde lidera o processo através da Direção-Geral do Trabalho e Emprego, Formação profissional e Estágios Profissionais.

A especialista nacional da OIT, Dinastela Curado, disse na cerimónia de encerramento que “o objetivo deste programa, denominado JOV@EMPREGO, é melhorar a empregabilidade de jovens e mulheres, através da implementação dum sistema de apoio à inserção profissional”, quer pela via do emprego assalariado quer do autoemprego e da consolidação do sistema de formação profissional e de inserção.

O GERME (gerir melhor a sua empresa), adianta a especialista, fornece ferramentas de inclusão de género para serem incorporados em projetos produtivos e/ou empresariais, através da integração sistemática das prioridades e as necessidades específicas de mulheres e homens em todas as políticas (programas, iniciativas ou projetos) com vista a promover a igualdade de género, desde a fase de planeamento e até ao monitoramento e a avaliação.

Trata-se de um programa que pretende beneficiar jovens, entre os 15 e os 35 anos, que se encontram na situação de desemprego, sejam os saídos do sistema clássico de ensino e/ou de formação profissional, sejam os que não têm competências específicas, mas que estão dotados de vontade de criar uma empresa ou adquirir novas competências para uma maior adequação às necessidades do mercado.

Para isso, o programa conta com antenas locais que têm a função de ajudar os jovens a prepararem-se para a sua inserção no mercado de trabalho e os jovens formados a terem acesso a um emprego assalariado ou ao autoemprego.

Para esta ação de capacitação o Jov@Emprego conta com um Mestre Formador boliviano, Gary Gumucio, e 20 facilitadores, provenientes de todas as ilhas de Cabo Verde, e que no final foram considerados aptos para a conceção, programação, organização, implementação e monitoramento de ações de formação GERME.

fonte: https://noticias.sapo.cv/economia/artigos/santo-antao-novos-facilitadores-germe-receberam-formacao-na-cidade-da-ponta-do-sol