333 70 55      

Programa JovEmprego aponta auto-emprego como via para garantir trabalho digno

O coordenador do Programa JovEmprego Cabo Verde, José Manuel Medina, apontou hoje o auto-emprego com “a melhor via” para garantir o “trabalho digno” nas ilhas onde o tecido empresarial é fraco.

Segundo o responsável, que falava aos jornalistas na sequência do seminário de formadores do concurso Startup Challenge, o “grande objectivo” deste programa é reforçar os serviços, mas também acompanhar os jovens na procura de emprego, reforçando por um lado o serviço de orientação profissional, mas também fazer com que os jovens conheçam as oportunidades que se assistem no mercado do trabalho.

Neste sentido, indicou que esse programa, financiado pela cooperação luxemburguesa e executado pela OIT e o PNUD, tem trabalhado com as entidades de promoção ao emprego, nomeadamente os centros de emprego, mas também com setor privado, tentando fazer uma intermediação laboral entre as duas entidades.

“Estamos a trabalhar no sentido de fazer com que os jovens saibam as técnicas de procura ativa de emprego e a tentar relacionar melhor com as empresas, para perceberem melhor quais são as suas necessidades”, explicou, indicando que muitas vezes há vagas para serem preenchidas e que acabam por ficar sem ocupação por falhas de ambas as partes.

Contudo, indicou que o programa está também a trabalhar na parte de auto-emprego por considerar que, sobretudo naquelas ilhas em que o tecido empresarial é mais fraco, pode ser uma alternativa de trabalho e de trabalho digno.

“Aí, acompanhamos os jovens para que eles desenvolvam as sua ideias, mas ideias que sejam realistas e de acordo com as condições que eles têm. Condições técnicas, condições do mercado onde estão inseridas e condições financeiras”, sustentou.

O programa JovEmprego Cabo Verde arrancou em finais de 2017 nas ilhas de São Vicente, Santo Antão, São Nicolau, Brava e Santiago, sendo que José Manuel Medina considera que as ações já realizadas estão a ter impacto.

fonte: https://noticias.sapo.cv/economia/artigos/programa-jovemprego-aponta-auto-emprego-como-via-para-garantir-trabalho-digno